12/07/2020 às 20:10 Casamentos

Elopement Wedding - Tudo o que você precisa saber!

1423
3min de leitura

ELOPEMENT WEDDING

Já consolidado como um estilo de casamento na Europa, o Elopement Wedding, começou a ganhar visibilidade no Brasil, a partir de 2018. Ainda assim, muitas pessoas desconhecem o termo ou mesmo quais os diferenciais desse tipo de casamento (que pode até parecer um tanto inusitado para muitas pessoas), para o mais tradicional. 

Afinal, qual a origem?

Ao contrário do que possamos imaginar, esse tipo de casamento não é tão recente assim!

O termo se origina da palavra inglesa "elope", que significa "fugir e nunca retornar ao local de origem", sendo mencionada por volta de 1338, e usada como referência à mulheres que fugiam para se casar secretamente com seus amantes ou devido à imposições feitas pelas famílias. Em 1754, acabou se tornando uma prática ainda mais comum, devido a implementação, na Inglaterra, do "Marriage Act 1753" ou "Um Ato para Melhor Prevenir o Casamento Clandestino".  Essa lei proibia que súditos da Coroa se casassem com membros de outras classes sociais e, também, o casamento de pessoas com idade menor que 21 anos, sem o consentimento dos pais. Com isso, muitos ingleses fugiram para se casar na vila de Gretna Green, na Escócia, em que os casamentos eram realizados na casa de ferreiros, com uma bigorna no altar. Sim, isso mesmo! Uma bigorna! Não tão romântico como a gente esperava, né? kkk

O Elopement Wedding hoje

Hoje, o Elopement Wedding, ainda pode ser considerado uma fuga, seja da burocracia do casamento tradicional, das despesas, da agitação, etc, mas não precisa mais ser secreto, nem ter uma bigorna no altar 😅. Podemos definir como um "casamento à dois" e se caracteriza pela ausência de convidados. São apenas o casal, a/o celebrante, a/o fotógrafa/o (oi, gente! 😄), uma decoração básica (ou nem tanto), talvez uma música como violino e sax, e, caso estejam em uma cidade que não conhecem bem, é interessante contar com a ajuda de uma assessoria local. Basta escolher um lugar bacana (como as praias aqui de Alagoas 😄), que pode servir até de lua de mel para os(as) noivos(as) e aproveitar ao máximo! É um momento bastante intimista, com o mínimo de interferência externa possível, pois o foco é a conexão do casal.

Esse tipo de casamento permite que sejam consideradas opções de lugares que não poderiam ser cogitada antes, devido à logística, quantidade de pessoas envolvidas e até mesmo o alto custo. Já pensou em se casar em um local paradisíaco, com aqueles cenários de tirar o fôlego? Nesse formato é possível! Também pode ser uma opção interessante para quem já fez aquele festão, mas quer renovar os votos na viagem dos sonhos.

Famíla e amigos x Elopement Wedding

Bem, meus queridos, nem tudo são flores! Uma vez que vocês optem por essa cerimônia, vem o desafio de contar ou não para os familiares e amigos. Nos dois casos, preparem-se para serem questionados e pressionados sobre a escolha. Mantenham-se firmes, expliquem os motivos e criem estratégias para que as pessoas mais próximas não se sintam totalmente excluídas do momento. Muitos casais optam por fazer uma recepção em um momento posterior, ou até mesmo enviar alguns mimos para agradecer e deixar claro a importância das pessoas nas suas vidas. No fim, mostrem as fotos e contem tudo sobre a experiência que viveram, quem sabe eles também não resolvem fazer suas próprias "fugas"!

Esse casamento é pra mim! O que fazer?

Planejem-se. Apesar de ser um casamento com muito menos burocracia que o tradicional, ainda requer atenção em alguns pontos, para que saia tudo como o imaginado. Contem com ajuda de uma assessoria! Pode ser muito útil nessa fase do planejamento para que tudo corra bem.

Definam suas prioridades. Para vocês, como casal, quais são os itens de maior importância para esse momento? Escolher um destino dos sonhos ou um local que tenha algum significado pra vocês? O que é fundamental para o casal? 

Contratem bons profissionais. A cerimônia é reduzida, mas ainda assim, imprevistos podem acontecer. Conheçam os profissionais, tirem suas dúvidas antes do contrato e fiquem tranquilos no grande dia.

Aproveitem o momento. Deixem o dia ainda mais especial trazendo a essência de vocês à tona. Aproveitem pra fazer votos ou escrever algo bacana pra pessoa que você planeja passar o resto da sua vida. Valorize a presença um do outro e evitem que problemas externos interfiram no seu dia.

E como diz a música: VAMOS FUGIR! 😄

12 Jul 2020

Elopement Wedding - Tudo o que você precisa saber!

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento a dois casamento alagoas casar alagoas elopement fotos elopement wedding elopment wedding

Quem viu também curtiu

30 de Jul de 2020

As 10 maiores dúvidas de toda noiva sobre a fotografia do seu casamento!

24 de Ago de 2023

Memórias de Viagem - Por que registrar suas férias em um ensaio?

29 de Mar de 2023

Agendei um ensaio! E, agora, com que roupa eu vou?

Logo do Whatsapp